Nova mídias e tecnologias a serviço do ensino
A contribuição mais importante do educador, no caso dos vários recursos tecnológicos, como o computador, a internet e as possibilidades de acesso à informação, é orientar os estudantes quanto ao seu uso, formando uma consciência crítica sobre o modo como se apresentam, como se expõem e até como constroem o próprio conhecimento pode render boas discussões em aula.
“Seu uso precisa ser planejado de forma sistêmica e estar aliado a outros recursos. Seu papel é limitado e, afora atividades de curta duração e/ou pequena abrangência conceitual, deve estar aliado ao uso de outros meios” (.Almeida e Moran, 2005,p.170).
Sob essa ótica, o aluno, sujeito ativo da aprendizagem, aprende ao fazer, levantar e testar
idéias, experimentar, aplicar conhecimentos e representar o pensamento. Cabendo assim, ao professor criar situações que provoquem os alunos a interagir entre si, trabalhar em grupo, buscar informações, dialogar e produzir novos conhecimentos, onde num único espaço várias cabeças pensantes dão vida a textos, discussões e fóruns, migrando os debates das escolas para os ambientes virtuais de aprendizagem e de prática.
Segundo Almeida e Moran (2005), a pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros) disponíveis no contexto da escola. Essa oportunidade de reflexão sobre seus pensamentos e suas práticas, de comparar etapas de processos, é importantíssima para professores, assim como o acompanhamento do trabalho de alunos e colegas pode conscientizar sobre a própria prática.
“Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva e mais participante de todos “ (Gutierrez,2003,p.96). Qualquer pessoa com acesso à internet pode levar ao público suas impressões sobre o mundo a partir de postagem no blog,realizando um intercâmbio de visões de mundo à medida que freqüenta as páginas de outras pessoas. Assim, toda as potencialidades das tecnologias resultarão em benefício para todos os interessados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Legal Bina!
É importante perceber que se a atuação dos sujeitos, as ferramentas tecnológicas de nada adiantam. No caso dos blogs então nem se fala! É por meio das interações que ele cria vida!
Falando nisso.. já deu uma passadinha no blog de suas colegas hoje? ;)
Boa noite,
Outra questão que percebo ser relevante discutir em sala de aula são os "limites", ou seja, saber se "cuidar" no ambiente virtual. Através dos noticiários temos conhecimento de tantas situações ,desde fotos de crianças, falsificações...É importante ressaltar que devemos mter cuiodado mesmo estando dentro de casa, atrás de uma tela.
É mesmo Elenir..na internet tem tanto "bandido" quanto fora...isso é fundamental: conhecer e saber onde nossas crianças estão entrando, como interagem nesse meio tanto na escola, mas também a família em casa tem que ter essa preocupação!!!
Postar um comentário