quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A INTERNET NA ESCOLA


A quantidade de informação e de conhecimento humano é cada vez maior e acontece de maneira cada vez mais acelerada, através do computador é criada a Internet que é uma rede mundial de computadores interligados. Podemos encontrar informações de praticamente todas as áreas do conhecimento e atividade humana: desde receitas culinárias até os assuntos mais avançados na área das ciências. Com um simples acesso a um site de busca, em poucos instantes teremos todas as ofertas relacionadas com o assunto desejado.
Podemos dizer que a internet é o espaço mais democrático existente até hoje, com respeito a todos os cidadãos, independente de raça, gênero, idade, credos, tendências políticas ou filosóficas. Há espaço para todos, e todos recebem nela a mesma atenção e têm os mesmos direitos de participação. Todos se encontram nesse espaço virtual conhecendo opiniões e com direito a opinar. Basta ter oportunidade de acesso a um computador conectado à Internet para poder participar.
Existe um desafio de nos, enquanto educadores e professores em envolver nossos alunos nas discussões de problemas do dia a dia, para transformar em pessoas criticas e pensantes, capazes de construir uma sociedade com menos desigualdades.
A Internet é a mídia mais aberta e descentralizada que dá oportunidade a pessoas e grupos de criarem revistas, emissoras de rádio ou de televisão, sem pedir licença ao Estado ou estar vinculados a setores econômicos tradicionais. Cada um pode nela dizer o que quer, conversar com quem desejar e oferecer os serviços que considerar conveniente.
A Internet representa hoje o ponto mais avançado da aplicação das novas tecnologias para fins educativos e não só no sentido de hard e software. Se o computador começa na educação de forma construcionista: dando possibilidade ao aprendiz de conectar e construir conhecimento de forma criativa e autônoma, de acordo com sua vivência de mundo, sem barreiras, medos ou inseguranças. Segundo BAGNO(2007,p.25) é muito importante "descobrir temas que despertem o interesse do aluno". O professor tem nesse espaço material atualizado na sua área, possibilidade de trocar idéias e participar de discussões dos assuntos de seu interesse.
A interligação mundial pela Internet abre novos caminhos para a atualização sistemática e eficaz da informática como instrumento de apoio à educação. E isso tudo só terá sentido se soubermos aproveitar dos recursos da informática para facilitar a construção do conhecimento, que é a educação pela informática. Temos que nos preocuparmos sim com a distância econômica entre ricos e pobres, para que todos tenham acesso a esse valioso espaço de diversidade cultural.
A Internet abre dimensões novas de contato e comunicação adicionais, além das limitações impostas por tempo e espaço, que não seriam possíveis física e financeiramente, sem ela. Ela nos propicia participar do mundo da informação e comunicação mundial.
Além dos recursos didáticos e pedagógicos, com possibilidades interdisciplinares, a Internet ainda poderá contribuir com o setor administrativo, na divulgação de calendários, planejamentos, eventos, notas, etc., agilizando a comunicação entre os professores, entre os alunos, e entre os professores e alunos. E há ainda a possibilidade de se criar cursos on-line.
Ao professor cabe a tarefa de coordenar o processo ensino aprendizagem, ajudando os alunos na concentração dos objetivos da pesquisa e na filtragem das mesmas para que sejam selecionadas as informações mais relevantes. O professor acompanha cada aluno, incentiva-o a resolver suas dúvidas e a divulgar suas descobertas, socializando, discutindo e comparando resultados. De acordo com BAGNO (2007)" estimulando a investigação sobre um tema que interesse aos alunos, estaremos contribuindo para despertar neles o gosto pela pesquisa, deixara de ser uma obrigação aborrecida para se tornar uma atividade prazerosa."(p.25)
Nesse processo é muito importante o respeito ao ritmo de cada aluno, suas formas pessoais de navegação, para poder sugerir, incentivar, questionar e aprender com o aluno. E é importante estarmos atentos para os nossos próprios ritmos para que possamos construir o nosso próprio modelo de trabalhar usando os recursos da Internet. Uma das maiores virtudes da Internet é que ela não tem dono e nem central, ela vive de todos e para todos que dela participam.

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: edições Loyola, 1998.

Um comentário:

Daiana Trein εїз disse...

olá meninas! estou passando para dar um oi!

e o mapa conceitual? se der coloquem junto com a foto do grupo até o dia da apresentação!

beijosss