Segundo Almeida e Moran (2005), a pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros) disponíveis no contexto da escola. Essa oportunidade de reflexão sobre seus pensamentos e suas práticas, de comparar etapas de processos, é importantíssima para professores, assim como o acompanhamento do trabalho de alunos e colegas pode conscientizar sobre a própria prática.
A importante integração da internet ao trabalho com projetos em sala de aula, que auxilia o currículo que está sendo trabalhado no desenvolvimento da atividade, reforçando a sincronia entre laboratório e a sala de aula para que os professores utilizem os recursos tecnológicos de que dispõem, proporcionando uma melhor aprendizagem para seus alunos.
A internet revela múltiplas possibilidades para favorecer as compreensões dos alunos, potencializá-las e colaborar na criação de novas propostas de aprendizagem a qual dependerá dos propósitos em que se inscreva a sua utilização. Podendo associar ao ensino aplicativos como o World na criação textos, Google para busca de informações e sites diversificados com imagens e vídeos.
Segundo Almeida e Moran (2005), a pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros) disponíveis no contexto da escola. Essa oportunidade de reflexão sobre seus pensamentos e suas práticas, de comparar etapas de processos, é importantíssima para professores, assim como o acompanhamento do trabalho de alunos e colegas pode conscientizar sobre a própria prática.
As novas tecnologias ajudam a romper com a visão do professor como provedor de informação e do aluno como usuário consumidor, uma vez que se reconhece o conjunto formado pelo docente, pelos alunos e pelo conteúdo, em torno da qual é possível identificar uma série de vínculos e entrelaçamentos que revelam a maneira como se constrói o conhecimento. A partir disso, podem-se identificar três usos diferentes das tecnologias: o lugar que o docente lhes atribui, a concepção que tem do sujeito de aprendizagem e o sentido que dá ao conteúdo no ensino.
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