sábado, 22 de novembro de 2008

O professor repensando os métodos de ensino



PROFESSOR REPENSANDO OS MÈTODOS DE ENSINO

Para o professor, o conhecimento das fontes existentes na sua área de trabalho é fundamental para o desenvolvimento de seu trabalho, pois em todo o processo de construção do conhecimento, qualquer que seja seu nível, se faz imprescindível o uso de determinados instrumentos de trabalho para conseguir a informação necessária.

A Internet está cada vez mais possibilitando a exploração de um número incrível de assuntos relacionados á aprendizagem, porém, se o aprendiz não tem um objetivo nessa navegação ele pode ficar perdido. A idéia de navegar pode mantê-lo ocupado por um longo período de tempo, porém muito pouco pode ser realizado em termos de compreensão e transformação dos tópicos visitados em conhecimento. Se a informação obtida não é posta em uso, se ela não é trabalhada pelo professor, não há nenhuma maneira de estarmos seguros de que o aluno compreendeu o que está fazendo. Nesse caso, cabe ao professor suprir essas situações para que a construção do conhecimento ocorra, “possibilitando a transição de um sistema fragmentado de ensino para uma abordagem integradora de conteúdo e voltada para a elaboração de projetos temáticos do interesse de cada aluno” (Prado e Valente, 2002, p.30). Cabe assim, ao professor planejar estratégias que permitam ao aluno compreender, de maneira autônoma e integrada, os próprios caminhos da construção do conhecimento, uma vez que, auxiliem na realização de pesquisas, pois os alunos passam a buscar informações e respostas para seus questionamentos.

“Evidencia-se, portanto, a importância da atuação do professor e respectivas competências em relação à mobilização e ao emprego das mídias, subsidiado por teorias educacionais que lhe permitam identificar em que atividades essas mídias têm maior potencial e são mais adequadas. Para que o professor possa desenvolver tais competências, é preciso que ele esteja engajado em programas de formação, participando de comunidades de aprendizagem e produção de conhecimento“ (GUTIERREZ, 2003,p.43).


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